MENU

27/09/2013

OS PRIMEIROS ANOS DA LENDA -- POR ELVIS PRESLEY

"Desde os meus primeiros anos, sabia que algo iria me acontecer. Eu não sabia exatamente o que, mas era um sentimento de que o meu futuro seria brilhante.
Eu queria ser cantor, porque eu não queria mais suar. Trabalhei como  motorista de caminhão, quando terminei o ginásio. Depois disso, arrumei um emprego de um dólar por hora e, quando comecei a cantar, percebi que aquilo era para mim.
Meu pai conhecia muitos músicos e a maioria deles não trabalhava. Então ele disse: 'Você deve decidir-se entre ser músico ou eletricista, mas nunca vi um músico que valesse alguma coisa.'
Eu dirigia um caminhão, isso em Memphis, onde moro; eu tentava dizer que estava aprendendo a ser um eletricista. Eu dirigia um caminhão e estudava para ser eletricista também.
Bem, eu fui a Sun Records e lá havia uma senhora que pegou meu nome e disse que deveria aguardar que ele, Sam Phillips, iria  me chamar algum dia, como realmente fez, um ano e meio depois. Então, eu fui até lá e gravei meu primeiro disco, 'That's All Right'.
'Você quer cantar algum blue?', ele sugeriu por telefone, sabendo que bebi desta fonte. Ele mencionou o nome de Big Boy Crudup e de outros também. O que sei é que desliguei o fone e corri quinze quadras até o escritório do Sr. Sam Phillips, antes mesmo que ele pudesse desligar o aparelho dele, como ele mesmo disse.
Falamos sobre canções de Crudup que eu conhecia -- 'Cool Disposition', 'Rock Me Mama', 'Hey Mama', 'Everything's All Right' e outras, mas nos concentramos em 'Thats All Right'.

17/09/2013

FATOS E CURIOSIDADES SOBRE ELVIS (II)

-- Em outubro de 1956 Elvis passou por maus lençóis ao entrar em um posto de gasolina com seu luxuoso carro em Memphis. Como de costume, os fãs ao perceberem sua presença, se aproximaram formando uma grande multidão em busca de autógrafos. O gerente irritadíssimo com tudo aquilo, deu um tapa na nuca de Elvis ordenando que ele saísse dali. Elvis saiu do carro muito bravo e lhe deu soco certeiro derrubando seu agressor. O frentista ao se aproximar para defender o patrão acabou levando um soco também.
Esse acontecimento foi parar na justiça, mas Elvis foi absolvido, após testemunhas confirmarem legítima defesa. Os agressores foram indiciados por agressão.

-- Uma fã de New Orleans assistiu ao filme 'Love Me Tender' (1956) mais de 40 vezes e quando entrevistada confessou: "Chato foi também ver todas as sessões do filme exibido na semana anterior... mas Elvis aparecia no trailer." 
Mais duas adolescentes ao assistirem 12 vezes o filme, foram trucidadas por um tarado em Chigado. A mãe das meninas inconsolável disse aos policiais que eram fãs de Elvis Presley, o que fez com que as investigações do caso convergissem para suspeitos fisicamente parecidos com Elvis. 

03/09/2013

THE MILLION DOLLAR QUARTET

Million Dollar Quartet é o famoso encontro musical entre Elvis Presley, Carl Perkins, Jerry Lee Lewis e Johnny Cash nos estúdios da Sun Records em Memphis, no dia 4 dezembro de 1956.

Elvis havia retornado ao seu lar em Memphis para descansar e descontrair um pouco até o final de ano.
Numa tarde, acompanhado dos amigos Marilyn Evans e Cliff Gleaves, visita os estúdios da Sun Records.  Ao chegar, se surpreende ao encontrar Carl Perkins gravando junto com o pianista Jerry Lee Lewis.

Sam Phillips, entusiasmado e feliz... Afinal, aquele dia, aquele encontro, ficaria na história... Tantas celebridades juntas ao mesmo tempo! E para completar, chega também o cantor Johnny Cash. Sam não poderia deixar passar em branco esse momento e telefona para o jornal 'Press Scimitar' para que enviassem um colunista e um fotógrafo para registrar tudo.

Elvis se aproxima do piano e arrisca alguns acordes cantando 'Blueberry Hill', música de Glenn Miller de 1940, mas que gravada na época por Fats Domino e que estava fazendo muito sucesso.
Phillips pede ao técnico Jack Clement, que grave tudo e que não perca nenhum detalhe. E enquanto tudo era preparado, uma 'jam session' era realizada em meio a fotos. A maioria das canções cantadas foram gospel e rockabilly. 
Elvis e Parkins misturam seus estilos únicos em performances de qualidades raras.
Apesar de Johnny Cash aparecer na foto junto a Elvis, Perkins e Jerry, ele não cantou nenhuma canção.