"Este blog é administrado por Simone Fernandes e não tem nenhum vínculo com fã-clubes do cantor. É somente uma forma de homenagear este grande artista, compartilhando suas histórias, respeitando seu legado, família, amigos e os milhares de fãs que existem no mundo todo."



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

05/04/2013

ELVIS E SUAS GRAVAÇÕES NO SUN RECORDS - PARTE II

Em 1953, o Sun Studio já havia tido sucesso com a banda 'Prisonaires', formada por internos da penitenciária estadual de Nashville. E Sam Phillips tinha nas mãos uma canção de um detento, chamada 'Without You' e pensou que talvez, combinasse com o jovem cantor Elvis. Mas ele não conseguiu cantá-la. Não que Elvis não fosse bom, mas não era isso que Sam estava querendo. Então orientou o rapaz a cantar qualquer outra canção que ele conhecia. Pois algo nele dizia para não desistir daquele moço. Existia algo nele. Simplesmente, Sam Phillips tinha um instinto e intuição musical. Olhava nos olhos da pessoa e sabia que existia algo para contribuir. E se a pessoa tivesse, ele sabia muito bem como libertá-la de algo que a reprimia.

Mas isso não aconteceu com Elvis naquela tarde. E só ocorreu dez dias depois.
Junto com Scotty Moore e Bill Black, Elvis ensaiou no estúdio. 
Sam o gravou cantando o country 'I Love You Because', que foi sucesso na voz de Leon Payne, sem grande éxito. Ainda não era isso que Phillips queria. 


Enquanto Sam se afastou por alguns minutos e foi para a sala de controle, algo surpreendente aconteceu e marcaria a vida e carreira de Elvis para sempre.
Elvis já estava chateado por não conseguir cantar algo que satisfizesse a Sam. E junto com Bill, começou a brincar com o blues conhecido 'That's All Right', de Arthur "Big Boy" Crudup. Scotty se entusiasmou com a brincadeira e logo se juntou também. Sam finalmente se surpreendeu e ficou satisfeito pelo desempenho, mesmo que tenha sido só uma descontração àquele momento tão tenso para Elvis. Phillips nunca havia ouvido algo tão original, tão diferente e contagiante.
Ele interrompe a banda e os pede para fazer de novo exatamente daquele jeito e vai a sala de controle e aperta o botão 'RECORD' do gravador. 

Elvis então, agora relaxado e solto, começa a cantar de forma vibrante, e com apenas dois violões e as batidas percussivas do baixo de Bill Black, fez os olhos de Sam brilharem. Sem perceber, eles estavam gravando um disco.

--- Sessões de gravações ---
5 - 6 de julho de 1954: Sun Studio, Memphis.
*Guitarra: Scotty Moore
*Violão: Elvis Presley
*Baixo: Bill Black

-- I Love You Because
-- That's All Right (Lado A)
-- Harbor Lights
-- Blue Moon Of  Kntucky (Lado B)

De tanto ouvir na rádio quando criança o programa 'Grand Ole Opry', Elvis conhecia o bluegrass de Bill Monroe and His Bluegrass Boys. A valsa de 'Blue Moon Of Kentucky' estava muito distante do rhythm and blues de Crudup. Então o grupo mudou completamente o andamento para 4/4, acelerando o ritmo. 
Sam fiou entusiasmado, adorando tudo aquilo.
"Legal, cara! Caramba, isso é diferente! É pop, ou quase", comenta Phillips.
O resultado foi algo compatível com a versão de 'That's All Right' e ficou para o lado b.

Scotty e Bill ficaram com o 'pé atrás' quanto aquela versão e pensavam até que fossem ser expulsos da cidade quando a música chegasse aos ouvidos do público. Mas Sam não se intimidou e sabia muito bem o que estava fazendo. Logo, sem demora, ele leva o disco para o DJ Dewey Phillips, da WHBQ (um programa de rádio em Memphis). O disco foi tocado no programa 'Red, Hot and Blue1'. Elvis ficou tão constrangido, que se refugiou no cinema Suzone n° 2. Mas seus pais logo foram atrás dele entusiasmados, dizendo que o disco era um sucesso na rádio. 

Dewey Phillips, liga para o Sun e diz que a central telefônica da rádio estava congestionada de tantas ligações pedindo para repetir a canção 'That's All Right'. O som era vibrante e extremamente novo. 

Devido ao sucesso, Elvis foi convidado para tocar no 'Bon Air Club', em Memphis. E em pouco tempo, ele já era escalado como atração secundária no programa 'Folk Music', do DJ Bob Neal. 
O disco era um sucesso e foi ouvido por toda Memphis e se espalhou pelas cidades vizinhas.

CONTINUA EM BREVE!

Fonte de pesquisa: Elvis Presley - A vida na música.
Texto adaptado por: Simone Fernandes.

Licença Creative Commons
Elvis Presley Rei do Rock de Simone Fernandes é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.
Baseado no trabalho em http://elvispresleyreidorock.blogspot.com/.

10 comentários:

  1. Excelente artículo como siempre Simone, un placer pasar por tu sitio!
    Te dejo un fuerte abrazo y te deseo un hermoso fin de semana!

    ResponderExcluir


  2. Con la sinceridad en la mano
    y una sonrisa en los labios,
    te deseo un esplendido
    fin de semana!!
    Cumpliendo sueños
    y restableciendo ilusiones...

    Un abrazo de esperanza
    Y un beso de confianza.

    Atte.
    María Del Carmen



    ResponderExcluir
  3. Boa noite
    Gosto muito de vim aqui, pois além de escutar as músicas desse meu ídolo maior, tem muitas informações bem legais

    Boa semana querida,
    Abçs e carinhos
    R e M

    ResponderExcluir


  4. Hoy me he levantado
    con el firme propósito
    de dar gracias a Dios,
    por permitirme conocer
    a personas tan maravillosas
    como lo eres tú.

    Un fuerte
    y excepcional abrazo,
    para recibir el fin de semana
    con radiante alegría,
    de parte de esta
    tú incondicional amiga.

    Atte.
    María Del Carmen



    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Que gostoso esse lugar, cheio de informações e músicas desse cantor fabuloso. Eu assisti vários filmes e me apaixonei por ele quando criança. Parabéns por toda essa dedicação. Venho me visitar!

    Bjs e um ótimo final de semana.

    Auxiliadora RS

    ResponderExcluir
  6. Oi Simone.
    O período dele na Sun Records é algo que me dá vontade de ser uma mosca na época ou uma parte do piso do estúdio da Sun. Imagine um Sam Philips de cabelo em pé, nas primeiras gravações. Como ele ia gravar aquele cara? A Sra. Marion tinha anotado que ele era um cantor bom de baladas. Mas o que eu mais gosto no Elvis é a evolução. As gravações de My Happiness e That´s Your... e That´s All Right e Blue Moon... já é de um salto astronômico em questão de evolução. E desde essas primeiras gravações já fica claro que Elvis precisava em primeiro lugar estar a vontade. O que era imposto do tipo: Pegue essa canção e torne a um sucesso, muitas vezes não funcionava. O que tornava um sucesso era algo que Elvis gostasse trabalhasse com liberdade e aí sim, virava um sucesso. Por isso eu penso que quem produziu mesmo os discos de Elvis foi o próprio Elvis.
    Beijo, to lendo tudo aos poucos e comentando rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente contigo Baratta. Elvis foi evoluindo muito com os anos. Quando ele começou a cantar o que ele realmente gostava e o satisfazia o sucesso era certo. Elvis era um arranjador sensacional.

      Amigo, obrigada pela sua visita e comentários.

      Um beijo grande :)

      Excluir

Obrigada pela visita e comentário!

*Simone Fernandes*