"Este blog é administrado por Simone Fernandes e não tem nenhum vínculo com fã-clubes do cantor. É somente uma forma de homenagear este grande artista, compartilhando suas histórias, respeitando seu legado, família, amigos e os milhares de fãs que existem no mundo todo."



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

22/10/2012

ALMOST IN LOVE - ÚNICA CANÇÃO DE AUTOR BRASILEIRO CANTADA POR ELVIS

Almost In Love é a única canção de autor brasileiro que Elvis Presley gravou. Foi composta por Luiz Bonfá, um dos grandes mestres da Bossa Nova. A linda canção chamou a atenção da Hill  Range, que era responsável em fornecer material para Elvis. Esta composição chegou nas mãos do compositor Randy Starr, pois era perfeita para Evis. E como ele estava trabalhando no script do novo filme "Live A Little, Love A Little" (1968) e precisava de uma canção de amor. Randy aproveitou a melodia original da composição e a escreveu em inglês.
Elvis fez a gravação de "Almost In Love" sobre um playback instrumental, com o apoio de cordas e vocais de fundo, num excelente arranjo. E como sempre, numa performance digna de um Rei, mostrando sua versatilidade e uma voz mais madura com entonação perfeita. 




Almost In Love é interpretada por Elvis numa cena romântica e lançada no lado B do compacto de "A Little Less Conversation". Alcançou uma baixa posição na Billboard - 95ª entrando nas paradas britãnicas.





Sobre o compositor: 

Luiz Floriano Bonfá, nasceu no Rio de Janeiro, dia 17 de Outubro de 1922 e morrreu em 12 de Janeiro de 2001. Foi um cantor, violinista e compositor.

Foi um dos intregantes do primeiro grupo de música da bossa nova, compositor de clássicos como "Manhã de Carnaval" e "Samba do Orfeu" (ambas com Antônio Maria).
Na década de 1940 tocou na Rádio Nacional, ao lado de Garoto. Participou de alguns conjuntos, como o Quitandinha Serenaders, até começar a carreira solo, como violonista. Teve atuação destacada como compositor, e seus primeiros sucessos foram gravados por Dick Farney, em 1953. A peça "Orfeu da Conceição", de Vinicius de Moraes, foi um marco em sua carreira. Tocou violão na gravação do disco da peça em 1956 e, três anos depois, compôs algumas das faixas que compunham a trilha sonora do filme de Marcel Camus ("Orfeu do Carnaval") inspirado na peça. Participou do Festival de Bossa Nova no Carnegie Hall em Nova York, 1962, sempre respeitado como compositor refinado e exímio violonista. Uma de suas características é tocar fazendo amplo uso do recurso das cordas soltas, o que confere uma sonoridade ampla e grandiosa. Gravou diversos discos nos EUA que não foram lançados no Brasil. Voltou a gravar no Brasil no fim dos anos 1980 e anos 1990, lançando discos bem-sucedidos também nos Estados Unidos. "Almost In Love", composição de Bonfá, foi a única música brasileira gravada por Elvis Presley. Frank Sinatra, Sarah Vaughan, George Benson, Tony Bennett, Julio Iglesias, Diana Krall e Luciano Pavarotti são outros intérpretes que já cantaram músicas de Bonfá. Outros sucessos são "De Cigarro em Cigarro", "Correnteza" (em parceria com Tom Jobim), "The Gentle Rain", "Menina Flor", "Mania de Maria" e "Sem Esse Céu"



ASSITA O VÍDEO COM A CENA DO FILME "LIVE A LITTLE, LOVE A LITTLE" EM QUE ELVIS CANTA "AMOST IN LOVE".


Texto: Simone Fernandes


Licença Creative Commons
Elvis Presley Rei do Rock de Simone Fernandes é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.
Baseado no trabalho em http://elvispresleyreidorock.blogspot.com/.

7 comentários:

  1. Muito boa postagem!
    Uma semana maravilhosa para você beijo grande.

    ResponderExcluir
  2. Eu fico tão focado nos Alternates Albuns, as coleções FTD, GTR, Master & Session... livros, discos, raridades, filmagens em 8mm, tentando achar coisas raras, que acabo me esquecendo de algumas pérolas como essa canção, como esse filme e sua trilha sonora. Sempre achei a Michele Carey uma gata. Enquanto todo mundo adora malhar os filmes de Elvis, eu defendo os filmes com unhas e dentes. A história desse filme é muito legal, como bem disse o amigo Marcelo Neves do Elvis Triunfal: o filme tem uma atmosfera psicodélica.
    Diga que Nolan está aqui com a verdade!
    A Little Less Conversation eu já gostava da original, quando saiu o remix na coletânea 30 + 1 Hits, foi praticamente um chute no fígado... que coisa maravilhosa.
    Da bossa nova, podemos dizer que foi um produto brasileiro que despertou a curiosidade do resto do mundo, além do samba. Bossa Nova mesmo eu nunca fui muito fã, mas aprendi a ouvir depois do disco de outro rei que gosto muito, Roberto Carlos com o Caetano Veloso no projeto das músicas de Tom Jobim.
    A gravação de Almost in Love é de uma sutileza que arrepia. A diferença da Bossa Nova para todos os outros estilos de músicas existentes no mundo para mim é a característica dos acordes dissonantes. O pessoal que toca violão (no qual eu me incluo rs) chamamos de notas tortas. Essa canção atesta a diversidade de estilos que Elvis cantou, o rock, o blues, o country, gospel, bossa nova, entre tantos outros estilos. Nos anos 70, o espertão Coronel Tom Parker lançou um disco só com as piadas que Elvis fazia no palco.
    Parabéns pela postagem e valeu por me lembrar que TENHO que assistir esse filme de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!
      Que bom receber sua visita! Adoro os seus comentários e é sempre uma grande satisfação recebê-lo aqui.

      Um beijão no ♥

      Excluir

Obrigada pela visita e comentário!

*Simone Fernandes*