"Este blog é administrado por Simone Fernandes e não tem nenhum vínculo com fã-clubes do cantor. É somente uma forma de homenagear este grande artista, compartilhando suas histórias, respeitando seu legado, família, amigos e os milhares de fãs que existem no mundo todo."



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10/10/2012

SUN STUDIO E STUDIO 'B' DA RCA

Sun Studio - estúdio de gravação aberta do poioneiro do Rock Sam Phillips, em Memphis, Tennesse, de 1950. Foi oginalmente chamado 'Memphis Recording Service' - Sun Records.  O primeiro cantor a gravar um rock na Sun, foi Jackie Brenston, em 1951, com uma canção do cantor Ike Turner (ex esposo de Tina Turner), levando o estúdio a iniciar seu 'berço' no Rock n' Roll, Blues e R&B de grandes artistas como: BB King, James Cotton e outros registrados lá no início dos anos 50.

Em agosto de 1953, um jovem de 18 anos, chamado Elvis Presley, entrou no escritório... Ele pretendia gravar um disco para sua mãe (Glayds), e pagar alguns minutos do estúdio. Ele gravou a canção 'My Happiness'. Elvis aproveitou e perguntou se eles estavam precisando de um cantor.
A recepcionista Marion Keisker, perguntou a Elvis que tipo de música ele interpretava. Ele respondeu: "Eu canto todos os tipos." Depois que ele gravou, Phillips pediu para anotar o nome dele, pois estava sempre a procura de um jovem talento, que pudesse trazer o som dos músicos negros para um público mais amplo.

Em Junho, ele adquiriu um demo que Elvis gravou com a canção "Without You", e pensou em dar uma oportunidade a ele.
Em 5 de Julho, Elvis compareceu ao estúdio e Phillips pediu que cantasse algumas músicas acompanhado pelo guitarrista 'Winfield "Soctty" de Moore', o baixista Bill Black,
para uma sessão de gravação.

Elvis cantou  "That's All Right", mas Sam, não gostou da interpretação, pois estava muito "melosa". Depois de várias tentativas e quase desistindo, Elvis pegou sua guitarra e começou a cantar "That's All Right" de uma forma diferente, mostrando todo seu potencial de voz. Bill voltou com o baixo e começou a tocar e chamou a atenção de Phillips. Este era o som que estava procurando.
E assim foi que Elvis Presley ficou conhecido em Memphis e gravou um compacto com as canções "That's All Right" no lado A e "Blue Moon Of Kentucky" no lado B.
As músicas tocavam nas rádios e lojas vendiam o compacto de Elvis. Phillips investiu, e Elvis fez algumas apresentãções.


Em fevereiro de 1955, Phillips se reuniu com o coronel Tom Parker, um homem famoso por suas habilidades gerenciais. Parker convenceu Phillips que Presley precisava de uma gravadora nacional para ajudá-lo a continuar a sua carreira. Depois de vários meses, Phillips concordou em vender Presley.
Elvis ficou triste em deixar a Sun, mas Phillips vendeu o seu contrato porque ele precisava do dinheiro para pagar algumas dívidas. Phillips, no entanto, insistiu que ele só  vendeu Elvis Presley, porque acreditava em seu talento e que logo outra gravadora se ofereceria para contratá-lo.  



Stúdio B da RCA - É estúdio de gravação de sucesso no mundo, localizada em Memphis, Nashville.  E foi construído em 1957 por Dan Maddox, a pedido de Chet Atkins e Steve Sholes, que precisavam de um estúdio de gravação com o Selo RCA Victor Records. Mais de 35.000 canções foram gravadas. O espaço foi caracterizado por seu uso de cordas e vozes de fundo. O Studio B serviu como ponto de partida para a reviravolta da música country nos Estados Unidos e Nashville se transformou em um centro internacional de gravação de discos, na década de 60.

Elvis assinou contrato com a gravadora em novembro de 1955, e gravou mais de 200 canções. 
 



 


- ASSISTA O VÍDEO COM UM TOUR PELOS DOIS 'STUDIOS' REALIZADOS PELA VEJA PONTO COM, EM SEU CANAL NO YOUTUBE - 

 

- NESTE VÍDEO PODEMOS OUVIR UMA GRAVAÇÃO QUE ELVIS FEZ NO STUDIO B E PEDIU QUE AS LUZES FOSSEM APAGADAS ENQUANTO ELE CANTAVA "ARE YOU LONESOME TONIGHT". ELE FICOU TÃO ENVOLVIDO, QUE HA HORA DE IR EMBORA, TROPEÇOU NO MICROFONE 'CLANG'. DESSA TOPADA PODE SE CONFERIR NO FINAL DA CANÇÃO - CONFIRA! -

Texto: Simone Fernandes

Fotos: Google


Licença Creative Commons
Elvis Presley Rei do Rock de Simone Fernandes é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.
Baseado no trabalho em http://elvispresleyreidorock.blogspot.com/.

5 comentários:

Obrigada pela visita e comentário!

*Simone Fernandes*