"Este blog é administrado por Simone Fernandes e não tem nenhum vínculo com fã-clubes do cantor. É somente uma forma de homenagear este grande artista, compartilhando suas histórias, respeitando seu legado, família, amigos e os milhares de fãs que existem no mundo todo."



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

23/03/2014

O ADOLESCENTE ELVIS PRESLEY

-- Aos 17 anos, Elvis havia se tornado um rapaz muito bonito e muito irresistível. Seu gosto e interesse musical, principalmente a música gospel, em que ouvia na igreja, se intensificava cada vez mais. Ele escutava tanto músicas gospel como músicas country no rádio. Ouvia muito também a músicas voltadas para o blues dos artistas negros de R&B das rádios locais. Seus amigos da época e companheiros, eram adolescentes mais velhos e andavam por Lauderbale Courts que tocavam música e aprendia muito com eles.

-- Memphis começou a se tornar um lugar perfeito para alguém com Elvis, cheio de sonhos e com um vivo interesse pela música. Era um lugar histórico, da Beale Street, com seus bares e clubes onde o blues era cantado todas as noites. E Beale Street era um ímã para o jovem adolescente, Elvis.

-- Quando Elvis estava no décimo ano, na Humes, em 1950, ele chegou a se alistar no Reserve Officer's Training Corps (ROTC) [Corporação de Treinamento de Oficiais de Reserva] sendo fotografado com outros alunos, muito orgulhosos uniformizados. Nessa turma, Elvis tirou 'A' em Inglês. No final do ano, arrumou um emprego como recepcionista no Loew's State Theatre, na South Main Street, amando a oportunidade de assistir todos os filmes que lá passavam.

-- Em 1951, Elvis arrumou outro trabalho na 'Precision Tool', onde seu pai Vernon, tinha trabalhado anteriormente, e, que durante o ano, fez seu teste de direção.

-- Elvis na época, estava começando a gastar mais tempo e ter problemas com sua aparência, deixando seu cabelo crescer mais do que o normal para a época -- pois estava na moda o corte de cabelo militar -- e penteando-o com vaselina.

-- Ele deixou crescer as costeletas e penteava os cabelos de um modo só dele com um topete saliente. Começou  a frequentar uma loja de roupas masculinas Lansky Brothers, em Beale Street, e eram roupas de preferência para negros. "Quando tiver dinheiro, entrarei e comprarei tudo." Diz Elvis a Bernard e Guy -- ele não se importava em alugar roupas. E mais tarde, cumpriu sua promessa, adquirindo muitas roupas de lá, durante sua fama, tornando a loja muito famosa.




-- Elvis passava suas noites nos clubes de Beale Street, onde ouvia blues e R&B sintonizando as estações de rádio locais. Tarde da noite, escutava 'Dewey Phillips' -- que teria um papel fundamental na carreira de Elvis mais tarde -- suas programações estourando discos de nomes como Elmore James e Muddy Waters. Na WDIA, uma estação negra, o cantor de blues local B.B King tocava os discos.

-- Outro locutor que teria um papel fundamental no início de sua fama foi Bob Neal. Na WMPS, ele tocaria música country ou gospel do Blackwood Brothers Quartet, estabelecidos em Memphis na época. Essas e outras estações de rádio deram aos ouvintes um leque diversificado de música, e Elvis ouvia e acompanhava tudo. Já que era um amante da música.

-- Não levava mais seu violão para a escola, como fazia em Tupelo, e mantinha suas aspirações musicais mais para si mesmo. Ele tocava em Lauderdale Courts com seus amigos mais chegados.
Continuou a trabalhar depois da escola para ajudar no orçamento da família. Sua jornada das 15 às 23 horas, fazia com que dormisse em aula, por isso deve de se demitir. Sua mãe Gladys trabalhava no St. Joseph's Hospital e Vernon, na United Paint, e seus salários juntos não lhes davam mais a condição de morar em Lauderdale Courts. E então, em 7 de janeiro de 1953, um dia antes do aniversário de 18 anos de Elvis, mudaram-se para Saffarans Street, perto Humes High School, onde moraram por algumas semanas, e, em seguida, para a Alabama, nº 462, não muito longe de Lauderdale.

-- Sua primeira apresentação, ocorreu num evento importante no Humes dia 9 de abril. Um show de calouros, ao qual Elvis participou. Ele era o número 16, nesse programa que incluía cantores, bandas, um dançarino de sapateado, um acrobata e diversos solos instrumentais. Elvis foi listado como violinista e seu nome estava escrito incorretamente como 'Elvis Prestly'. No dia show, numa quinta - feira: 'Eu não era popular na escola. Não namorava ninguém (...) e me inscreveram nesse show de talentos, e eu fui e cantei o meu primeiro número, 'Cold, Cold Icy Fingers'; conta Elvis. Sua performance foi muito boa, ganhando muitos aplausos e Mildred Scrivener, sua professora particular e quem o inscreveu no show, disse-lhe para que voltasse ao palco e cantar outra música. E assim fez. Cantou: 'Til I Waltz With You Again', sucesso de Teresa Brewer). 'Eu ouvi um estrondo alto. Devem ter sido aplausos. Eles realmente gostaram de mim. Foi realmente maravilhoso como eu me tornei popular depois disso', comenta Elvis. Muitos dos seus colegas de turma se surpreenderam, pois não imaginavam que ele podia cantar. 
-- Sua professora 'Mildred Scrivener, recorda que após sua primeira aparição 'ao vivo', ele passou a levar seu violão por toda tarde, e em piquenique da escola em Overton Park, atraia o público quando tocava seu violão e cantava baladas  melancólicas. 
-- Nessa época, começou a namorar 'Regis Vaughn', e antes do fim do ano letivo, levou-a ao baile de formatura. Ouviram canções a noite toda no Ellis  Auditorium. O South Hall, no Ellis, foi o local de uma cerimônia em 3 de junho, quando Elvis recebeu seu diploma do ensino médio, orgulhosamente assistido por seus pais. O diploma foi logo emoldurado e exibido na casa deles. Uma profecia no Humes Yearbook de 1953 relacionava Elvis como um dos muitos 'caipiras cantores da estrada'. 

-- Na manhã seguinte à sua formatura foi até Memphis Employment Office e conseguiu um emprego temporário como maquinista na M.B Parker Company. No fim do ano, retornou à Precision Tool.

-- E tudo estava apenas começando...





Adaptação de texto: Simone Fernandes.


Licença Creative Commons
Elvis Presley Rei do Rock de Simone Fernandes é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.
Baseado no trabalho em http://elvispresleyreidorock.blogspot.com/.

2 comentários:

  1. Olá Simone!
    Essa postagem é muito interessante, pois se trata da adolescência de Elvis e deixa muito claro a influência da música na vida dele! Inclusive muita coisa apresentada no texto é nova para mim. Obrigada por postar.

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Glaucia! Eu quem agradeço a visita!
      Um beijo grande :)

      Excluir

Obrigada pela visita e comentário!

*Simone Fernandes*